O osteossarcoma é um tumor maligno metastático também chamado de sarcoma osteogênico, que geralmente afeta os ossos de membros de cães de raças de porte grande à gigante, acima de 15 Kg. Pode ocorrer também o acometimento de ossos do esqueleto axial como os ossos do crânio, costelas, vértebras e pelve.

Normalmente ocorre metástase para os pulmões, sendo este o local mais comum, podendo ocorrer em outros órgãos.

Sinais clínicos

Os animais com este tipo de tumor irão apresentar claudicação, dor e um inchaço evidente devido ao tamanho do tumor. Com a dor o animal pode apresentar outros sinais como a perda de apetite e conseqüente perda de peso, gemidos, choro e irritabilidade.

Etiologia

Ainda não é possível conhecer a etiologia deste tumor, porém existe a possibilidade de haver uma predisposição por parte do animal, como observamos na raça Rottweiler.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito a partir de uma radiografia e exames histopatológicos (biópsia).
Na biópsia, será identificada a quantidade de osteóide que é uma matriz colagenosa que se transformará em osso e ainda pela visualização dos osteoblastos que são células responsáveis pela produção do osso. O diagnóstico dependerá das características destes osteoblastos. Na radiografia observaremos áreas de destruição e reabsorção óssea.

Tratamento

No caso de osteossarcoma de membros (osteossarcoma apendicular) é recomendada a amputação do membro afetado. Esse procedimento irá remover não só o tumor como também a dor, proporcionando uma qualidade de vida melhor para o animal.
O animal tratado somente com a cirurgia normalmente tem uma expectativa de vida média de 4 a 6 meses.
A causa mais comum da morte é a metástase. Por essa razão, é recomendada também a quimioterapia preventiva, sendo que a cura destes animais é bastante improvável, mas poderá aumentar a sobrevida do animal para 1 ano. Os animais normalmente são bem tolerantes ao tratamento, podendo haver náuseas e vômitos ocasionais.
Nos casos de osteossarcoma axial, ou seja, tumor em ossos que não sejam dos membros, a remoção cirúrgica completa não é possível devido a localização do tumor e a possibilidade de reincidência do tumor no local . A sobrevida nestes casos é estimada em 4 a 5 meses.
Sendo assim, a terapia será direcionada para o controle local do tumor, sendo melhor a terapia de radiação. Em casos de metástases deste osteossarcoma pode ser indicada a quimioterapia.
Além disso, tanto para o osteossarcoma apendicular como o axial, podem ser tomadas algumas medidas paliativas com o intuito de aliviar a dor e sintomas do tumor melhorando assim a qualidade e o tempo de vida do animal.

Mércia Viviane Augusto de Oliveira - Estagiária Anjovet - Graduanda UNG - SP

Dr. Sidney Piesco de Oliveira - Orientador