Zoonose parasitária causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, parasita intracelular que tem como hospedeiro definitivo o gato; além dele, outros animais, como os bovinos, carneiros, suínos, aves e até o próprio homem podem ser infectados por este coccidio.

Transmissão

A transmissão se dá pela ingestão de tecidos animais infectados com cisto de Toxoplasma gondii, ou seja, se dá pela ingestão de carne crua ou mal cozida. Pode se dar também pela ingestão de leite de caprino não pasteurizado. O alimento, água, e solo contaminado com fezes de gatos infectados constituem fonte de infeção para o homem e para outros animais de sangue quente.

Um outro meio de transmissão é a infeção transplacentária, pois o Toxoplasma gondii pode atravessar a barreira placentária e infectar o feto de humanos, de gatos, e de cães sendo que nestes dois últimos é mais incomum.

A maioria dos animais portadores de toxoplasmose é assintomática, e apresenta somente evidências sorológicas de infeção, sendo que os sintomas clínicos são: animais natimortos, abortamento, morte por toxoplasmose neonatal pulmonar, hepática, e do sistema nervoso central, hepatite, linfoadenomegalia, polimiosite, deficiências neurológicas, pancreatite, neurite óptica, uveíte, granuloma intestinal.

Nos humanos os sintomas das infecções extra-intestinais são semelhantes aos ocorrentes nos cães e gatos. A infecção congenita do feto humano pode resultar em abortamento no primeiro trimestre de gestação, ou em deficiências neurológicas e visuais no último trimestre de gestação, e morte fetal.

Diagnóstico

O diagnóstico se baseia na associação dos testes sorológicos com a sintomatologia clinica, além disso, pode se fazer exames fecais e identificação do microrganismo no tecido ocular tanto em humanos quanto nos animais.

Tratamento

O tratamento é feito a partir do uso de antibióticos que podem ser: clindamicina na dose de 25 a 50mg/kg por dia dividido em duas ou três doses, sendo administrado pela via oral ou intramuscular por duas semanas, sulfonamida, pirimetamina, trimetropima-sulfa na dose 15mg(combinado)/kg q12 administrado pala via oral – 30mg(combinado) kg q 23h, doxiciclina; sendo que o mais utilizado é a clidamicina.

PREVENÇÃO E CONTROLE

· Usar luva ao manusear terra e areia.

· Lavar bem verduras, frutas e legumes.

· Evitar ingerir carne crua ou mal cozida.

· Fazer teste laboratorial pré-natal .

· Fazer exames do soro sangüíneo dos animais suspeitos.

· Não se deve alimentar os gatos com carne crua, vísceras e leite de caprino não pasteurizado.

· Evitar que os gatos comam vetores mecânicos com baratas, moscas e minhocas.

· Evitar o contato com fezes de gatos infectados.

Tatiana de Almeida Pavan – Estudante de Medicina Veterinária

Dr. Sidney Piesco de Oliveira – Clínica Veterinária "Anjo da Guarda".